sábado, 30 de outubro de 2010

O Dia do Bolinho

A comemoração do dia do bolinho é já uma tradição no Solar do Castanheiro. À semelhança dos anos anteriores era nossa intenção visitar o infantário da Bidoeira de Cima e oferecer às crianças o Bolinho por nós confeccionado. Estaríamos a relembrar os tempos de escola e a nossa infância.
Feito o contacto com a Directora da Escola pusemos mãos ao trabalho na preparação de umas lembranças para deixar aos alunos. A escolha recaiu sobre um marcador de livro em forma de abóbora - ver fotos - e nas saquinhas para transportamos o Bolinho que iríamos oferecer.
Nas saquinhas, como podem ver nas fotos pintámos quadras que se diziam antigamente quando se pedia o Bolinho ou "Pão por Deus".
Prontas as lembranças, lançámos mãos à confecção do Bolinho. Cortámos as nozes e as passas de figo e de sultana, fizemos a massa, amassamos, tendemos e benzemos como é tradição, dizendo: "Deus te levede Deus te acrescente e que dês de comer a muita gente".
Uma das fotos descreve a nossa receita.
Fomos cozer o Bolinho no forno a lenha da D. Quitas (como se fazia antigamente). Enfornado o bolinho, aguardamos pelo cozedura, enquanto a "padeira de Aljubarrota" guardava o forno empunhando a pá, não fosse aparecer algum guloso..
No fim de prontos que lindos e bons ficaram!!!

Finalmente rumámos à Escola para fazer a entrega do Pão por Deus. Fomos muito bem recebidos com uma canção da Roda dos Alimentos e com a recitação e coreografia de uma poema alusivo ao tema pelos alunos.
Os idosos partilharam memórias dos seus tempos de escola. Contaram inclusive dos prémios de Mérito que tinham ganho.
Entregámos os marcadores de livro que tínhamos feito e os meninos deram-nos também uma lembrança muito gira - uma flor de papel recortado.
Um dia muito bem passado, cheio de boas recordações!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Passeio a Fátima no Dia do Idoso 2010

Apesar do tempo algo tristonho que se fez sentir no Solar do Castanheiro todos os utentes estavam bem dispostos e prontos para mais uma "peregrinação".

Embarcamos no autocarro que nos veio buscar à porta de casa e junto com colegas de outros lares rumámos ao Santuário de Fátima.

Lá chegados, com a óptima colaboração do pessoal do Santuário conseguimos descer mesmo perto da Capelinha, para onde nos dirigimos para participar no Terço e na Missa do Dia do Idoso.

Fomos muito bem recebidos, graças à organização e também a um dos nossos companheiro - O Sr. Mirante - que foi chefe do voluntariado em Fátima durante muitos anos.

A Missa foi celebrada, entre outros, pela saúde dos familiares, colaboradores e utentes dos diversos Lares presentes cujos nomes foram citados durante a liturgia.

Como se pode ver pelas fotos o Sr. Mirante teve um papel especial na Celebração da Missa - no momento da Sagrada Comunhão.

Aproveitamos também para comprar e abençoar alguns terços substituindo os que se tinham partido ou deteriorado.

Foi grande a devoção e alegria com que todos unimos o nosso espírito em oração.

E fica nos esta frase - REPARTE COM ALEGRIA, COMO A JACINTA - nos tempos que correm cada vez mais será necessário.

Em seguida, depois de alimentado o espírito, fomos alimentar o corpo que também é preciso e fomos almoçar a um dos refeitórios espalhados pelo Santuário de Fátima, de seu nome Acolhimento de São Bento de Labre, que tinha sido previamente reservado através do Secretário do Santuário.

Almoçamos numas óptimas instalações, em convívios com os idosos dos outros lares participantes, abrigados da chuvinha tola que teimava em cair.

Voltámos a embarcar no autocarro e no final da tarde rumámos à casa com o corpo e o espírito plenos de satisfação!!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Debulhar do Milho no Solar do Castanheiro

Depois de desfolhar ou tirar as camisas ao milho e depois deste estar seco segue-se uma tarefa de exigente destreza motora: o Debulhar do Milho. Vejam como eles tão bem se desenvencilharam em mais esta actividade!!

Até se trocaram ideias/experiências sobre como a melhor maneira de o fazer - seja utilizando uma massaroca já debulhada (Sr. Armindo) ou até um método mais "moderno" como uma chave de fendas (Sr. Jaime)!!!

Mais um momento de alegria e diversão...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia do Idoso 2010 no Solar do Castanheiro

Os residentes no Solar do Castanheiro assinalaram o Dia Internacional do Idoso que se comemora hoje, dia 1 de Outubro. Fizeram uma colecção de bonecos/espantalhos com as camisas de milho que resultaram da Desfolhada (ver fotos anteriores). Cada residente recebeu um exemplar, sendo um boneco para os homens e uma boneca para as senhoras, com o respectivo avental e lenço na cabeça.

Das mãos habilidosas dos idosos, com a colaboração da animadora, saiu uma obra prima.