Mostrar mensagens com a etiqueta solar do castanheiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta solar do castanheiro. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fim de tarde a contemplar o oceano!

Inaugurámos hoje as visitas à praia. Começámos pela Praia do Pedrogão, passámos pela Lagoa da Ervideira, que alguns não conheciam, e no regresso atravessámos a marginal da praia da Vieira. Vimos o barco a fazer-se ao mar, como podem ver pelas fotos, e depois ainda fomos à esplanada com algumas colaboradoras do Solar. Foi uma tarde em beleza e ficámos com vontade de voltar!!
Apesar do tempo inicialmente estar cinzento depois o sol apareceu e esteve uma tarde excelente.
"Pecámos" um pouco e fomos às pevides e tremoços, que trouxemos para os colegas que ficaram no Solar.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Páscoa no Solar do Castanheiro - 2013


Este ano, para assinalar a data fizemos umas caixinhas, a partir de pacotes de leite forradas com tecido com cores alegres e da época, recheadas com amêndoas de chocolate
Foi um prazer oferecê-las aos utentes e funcionárias.
Fizemos também Folar para servir aos utentes, familiares e visitas, no Domingo de Páscoa. Que delicioso estava!!!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia da Mãe, 2013

Assinalámos esta data oferecendo flores às nossas mães daquelas que perduram PARA SEMPRE. E a propósito deixamos aqui um poema de Carlos Drummond de Andrade que diz tudo:
Nota: não temos fotos de todas as mães porque algumas não quiseram ou não puderam ser retratadas – no entanto estão na mesma no nosso coração e nas nossas lembranças.

“PARA SEMPRE”
Porque Deus permite
que as mães se vão embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não se apaga
quando sopra o vento
e a chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
como o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Porque Deus Se lembra
- mistério profundo -
de tira-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
in “Lição das Coisas”

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O doce de abóbora

No Natal de 2011 fizémos uns frasquinhos com doce de abóbora e nozes para oferecer aos familiares dos residentes na nossa Festa de Natal.
O doce teve tanto sucesso que este ano resolvemos fazer uma produção caseira para consumo dos residentes e funcionários. E ficou muito saboroso como podem ver pelas fotos. Se quiserem provar visitem-nos!!!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Torneio de Sueca - a final

Realizou se então no dia 28 de Novembro a final do Torneio de Sueca na Santa Casa da Misericórdia de Leiria em que o Solar do Castanheiro foi representado pelo Sr. Armindo Gaspar e pelo Sr. Manuel dos Santos. Apesar da pouca sorte que tiveram no jogo que lhes veio calhar às mãos (o Sr. Armindo quase não teve trunfos...) alcançaram ainda assim um fantástico 3º lugar que nos trouxe mais um lindo troféu para a "nossa colecção". ;-)

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A desfolhada


Aproveitando os dias de Verão que ainda se fazem sentir neste início de Outono resolvemos relembrar as velhas tradições fazendo uma Desfolhada (o que nalgumas localidades se chama Descamisada) que é basicamente tirar as folhas/camisas ao milho. Participaram quase todos os utentes entre autónomos e dependentes e mostraram de que massa é feita a nossa gente. Com muita alegria e num instante descamisaram o milho que podem ver nas imagens. No fim “posaram” com o “troféu” nas mãos. A seguir quando o milho estiver seco iremos debulhar o milho. Esperemos que o tempo ajude.....

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Solar do Castanheiro - Passeio à Praia da Vieira


E como o tempo a isso convida já iniciámos os nossos passeios à praia!!
Mais uma vez privilegiámos a Praia da Vieira devido à sua acessibilidade  e excelente clima. Como podem ver pelas fotos foi uma tarde divertida e cheia de sol!! "
 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Visita Pastoral do Senhor Bispo D. António Marto ao Solar do Castanheiro a 9/12 - 18:30



Visita Pastoral do Senhor Bispo D. António Marto à Paróquia da Bidoeira de 9 a 11 de Dezembro.
Dia 9/12 às 18.30 Visita ao Solar do Castanheiro.




sexta-feira, 22 de julho de 2011

Preparar o São Pedro

Muito nos divertimos a fazer os enfeites para os arcos para o Desfile das Marchas Populares de São Pedro bem como a reinventar a letra da marcha popular adaptada da Marcha de São Pedro

SÃO PEDRO BONITO

Ó meu São Pedro bonito, bem bonito que ele é

Bem bonito que ele é

Deixa-nos entrar no céu

Se for da tua vontade

Se for da tua vontade

Agradecemos a ti e a todos os santos

O São Pedro é neste dia

No Solar é só folia

Ó São Pedro, ó São Pedro, ó São Pedro

Dá-nos este dia

Com muita alegria

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O dia-a-dia no Solar do Castanheiro

A equipa de animação tem envolvido os residentes nalgumas actividades manuais. Apresentamos algumas fotos dessas actividades.
  • A execução de flores para os enfeites das marchas populares.
  • Descascar as ervilhas para recordar tempos idos.
  • A D. Germana utilizando as novas tecnologias para escrever a suas memórias.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Desfile de Carnaval e o relato da Radio Sim

Os residentes do Solar do Castanheiro participaram no desfile de Carnaval. O evento foi relatado pela Radio Sim (Radio Renascença). Veja as fotos enquanto houve a narração.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A desfolhada no Solar do Castanheiro

O Solar do Castanheiro organizou uma desfolhada para relembrar a actividade agrícola que alguns residentes já desempenharam na perfeição.

Na desfolhada retira-se a espiga ou maçaroca do milho. É um trabalho duro e difícil, executado no final da época de colheitas, ficando as arcas cheias com a reserva alimentar para o inverno que se aproxima, e por isso era realizada como de uma festa se tratasse.

O cultivo do milho é uma tradição na Bidoeira. Ainda hoje se podem observar os campos cultivados com extensos milheirais.

A sementeira é feita nos princípios de Maio, em Junho é sachado para tirar as ervas daninhas e em Julho começam as regas.

Quando o milho cresce, é-lhe cortada a bandeira que é um óptimo alimento para o gado.

Nos fins de Setembro, princípios de Outubro cortam-se as canas do milho, que antigamente eram transportadas para a eira no carro de bois. Na eira faz-se a desfolhada. À medida que se desfolha, vão-se amontoando as espigas em cestos de verga que, depois de cheios, são despejados na eira. Os jovens participavam entusiasmados nas desfolhadas, sempre na esperança de encontrar milho-rei ou rainha, (espiga vermelha) para poderem dar um beijo ou um abraço à namorada.

Antigamente a desfolhada ou escamisada terminava com uma festa e com a merenda ao som das concertinas e de um baile que durava até largas horas da noite.