sexta-feira, 19 de julho de 2013
Fim de tarde a contemplar o oceano!
terça-feira, 9 de abril de 2013
A Páscoa no Solar do Castanheiro - 2013
quarta-feira, 20 de março de 2013
Dia da Mãe, 2013
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
O doce de abóbora
O doce teve tanto sucesso que este ano resolvemos fazer uma produção caseira para consumo dos residentes e funcionários. E ficou muito saboroso como podem ver pelas fotos. Se quiserem provar visitem-nos!!!
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Torneio de Sueca - a final
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
A desfolhada
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Solar do Castanheiro - Passeio à Praia da Vieira
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Visita Pastoral do Senhor Bispo D. António Marto ao Solar do Castanheiro a 9/12 - 18:30

Dia 9/12 às 18.30 Visita ao Solar do Castanheiro.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Preparar o São Pedro
Muito nos divertimos a fazer os enfeites para os arcos para o Desfile das Marchas Populares de São Pedro bem como a reinventar a letra da marcha popular adaptada da Marcha de São Pedro
SÃO PEDRO BONITO
Ó meu São Pedro bonito, bem bonito que ele é
Bem bonito que ele é
Deixa-nos entrar no céu
Se for da tua vontade
Se for da tua vontade
Agradecemos a ti e a todos os santos
O São Pedro é neste dia
No Solar é só folia
Ó São Pedro, ó São Pedro, ó São Pedro
Dá-nos este dia
Com muita alegria
sexta-feira, 3 de junho de 2011
O dia-a-dia no Solar do Castanheiro
- A execução de flores para os enfeites das marchas populares.
- Descascar as ervilhas para recordar tempos idos.
- A D. Germana utilizando as novas tecnologias para escrever a suas memórias.
segunda-feira, 7 de março de 2011
Desfile de Carnaval e o relato da Radio Sim
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
A desfolhada no Solar do Castanheiro
O Solar do Castanheiro organizou uma desfolhada para relembrar a actividade agrícola que alguns residentes já desempenharam na perfeição.
Na desfolhada retira-se a espiga ou maçaroca do milho. É um trabalho duro e difícil, executado no final da época de colheitas, ficando as arcas cheias com a reserva alimentar para o inverno que se aproxima, e por isso era realizada como de uma festa se tratasse.
O cultivo do milho é uma tradição na Bidoeira. Ainda hoje se podem observar os campos cultivados com extensos milheirais.
A sementeira é feita nos princípios de Maio, em Junho é sachado para tirar as ervas daninhas e em Julho começam as regas.
Quando o milho cresce, é-lhe cortada a bandeira que é um óptimo alimento para o gado.
Nos fins de Setembro, princípios de Outubro cortam-se as canas do milho, que antigamente eram transportadas para a eira no carro de bois. Na eira faz-se a desfolhada. À medida que se desfolha, vão-se amontoando as espigas em cestos de verga que, depois de cheios, são despejados na eira. Os jovens participavam entusiasmados nas desfolhadas, sempre na esperança de encontrar milho-rei ou rainha, (espiga vermelha) para poderem dar um beijo ou um abraço à namorada.
Antigamente a desfolhada ou escamisada terminava com uma festa e com a merenda ao som das concertinas e de um baile que durava até largas horas da noite.
