terça-feira, 21 de maio de 2013

Toneio de dominó



Realizou-se no dia 21 de Maio o III Torneio de Dominó em que participou o Solar do Castanheiro, através da presença do Sr. Armindo, Dra. Fernanda; D. Francelina e o Sr. Jaime. 
Arrebataram um honroso terceiro lugar, do qual podem ver imagem do “troféu”. 
O encontro culminou com um saboroso lanche e muita animação.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Páscoa no Solar do Castanheiro - 2013


Este ano, para assinalar a data fizemos umas caixinhas, a partir de pacotes de leite forradas com tecido com cores alegres e da época, recheadas com amêndoas de chocolate
Foi um prazer oferecê-las aos utentes e funcionárias.
Fizemos também Folar para servir aos utentes, familiares e visitas, no Domingo de Páscoa. Que delicioso estava!!!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia da Mãe, 2013

Assinalámos esta data oferecendo flores às nossas mães daquelas que perduram PARA SEMPRE. E a propósito deixamos aqui um poema de Carlos Drummond de Andrade que diz tudo:
Nota: não temos fotos de todas as mães porque algumas não quiseram ou não puderam ser retratadas – no entanto estão na mesma no nosso coração e nas nossas lembranças.

“PARA SEMPRE”
Porque Deus permite
que as mães se vão embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não se apaga
quando sopra o vento
e a chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
como o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Porque Deus Se lembra
- mistério profundo -
de tira-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
in “Lição das Coisas”

terça-feira, 19 de março de 2013

Ser Pai é...

“Ser amigo dos filhos e fazer tudo por eles.”
(Sr. Manuel Jorge Costa)
“É ser bom para os filhos e ajudá-los. E os filhos serem bons para os pais.”
(Sr. Armindo)
“Quando nascem dar-lhes tudo o que eles precisam, quando crescem dar-lhes emprego e depois ser bom para eles até que se possa.”
 (Sr Jaime)
 “É amor, é um sentimento bonito.É um gosto ser pai dos meus filhos, são todos meus amigos.”
(Sr. José dos Santos)
 É ser tudo para os filhos. Fiz tudo o que podia para criá-los.”
(Sr. Carlos Pinto)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia da Mulher 2013



Para assinalar este dia, e porque no Solar somos todas mulheres gulosas de chocolate, resolvemos experimentar fazer brigadeiros para a sobremesa, de todos os utentes e funcionários. Como podem ver pelas fotos foi um momento delicioso!! e “lambuzador” também ;-) lambemos colheres e até rapámos o tacho!! :-)
Para que a data e o orgulho de sermos mulheres não se desvaneça na memória, os utentes  com a colaboração da Animadora  Sílvia fizeram estas lindas bonecas para pôr na lapela do casaco (como podem ver pelas fotos – que sorridentes ficaram as nossas Mulheres!) que depois oferecemos a todas as utentes e funcionárias do Solar.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Carnaval do Solar do Castanheiro 2013

Realizou-se na tarde do dia 08 de Fevereiro de 2013 o VIII Carnaval Interlares de Leiria, que teve lugar na danceteria Galla Dance em Leiria.
Estiveram presentes cerca de 100 participantes oriundos de 10 instituições:
O convívio iniciou-se com um baile animado pelo organista do Galla Dance, para aquecer os espíritos, seguido do desfile de Carnaval/Concurso de Máscaras.
Os utentes do Solar do Castanheiro, a quem coube parte da organização, foram mascarados de Banda Filarmónica, como podem ver pelas fotos. Os instrumentos foram confecionados na casa, com a colaboração dos residentes.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O doce de abóbora

No Natal de 2011 fizémos uns frasquinhos com doce de abóbora e nozes para oferecer aos familiares dos residentes na nossa Festa de Natal.
O doce teve tanto sucesso que este ano resolvemos fazer uma produção caseira para consumo dos residentes e funcionários. E ficou muito saboroso como podem ver pelas fotos. Se quiserem provar visitem-nos!!!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Torneio de Sueca - a final

Realizou se então no dia 28 de Novembro a final do Torneio de Sueca na Santa Casa da Misericórdia de Leiria em que o Solar do Castanheiro foi representado pelo Sr. Armindo Gaspar e pelo Sr. Manuel dos Santos. Apesar da pouca sorte que tiveram no jogo que lhes veio calhar às mãos (o Sr. Armindo quase não teve trunfos...) alcançaram ainda assim um fantástico 3º lugar que nos trouxe mais um lindo troféu para a "nossa colecção". ;-)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Torneio de Sueca

À semelhança dos anos anteriores este ano também fomos convidados a participar no Torneio Anual de Sueca organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Leiria a quem muito agradecemos a lembrança. É sempre mais uma oportunidade de convívio salutar e de rever caras de amigos/familiares que estão noutras instituições. Este ano encontrámos 2 antigas utentes do Solar que por cá passaram em recuperação e que, neste momento, frequentam o Centro de Dia de outra instituição (a D. Emília Jurado e a D. Deolinda Inácio que como podem ver pelas fotos estão muito bem). Aproveitaram logo para saber notícias e matar saudades dos antigos colegas. Nesta primeira eliminatória fomos representados por 2 pares – um constituído pelo Sr. Manuel dos Santos e pelo Sr. Armindo Gaspar que passaram à segunda eliminatória e outro constituído pelo Sr. Emanuel Martins e Sr. Jaime Aires a quem desta vez a sorte não sorriu. Não faz mal fica para a próxima!! ;-)

domingo, 11 de novembro de 2012

Dia de São Martinho - 11 nov 2012


Como não podíamos esquecer o São Martinho e temos a sorte de ter um utente que já foi padeiro mas que ainda não perdeu a mão (o Sr. Silvino) fizémos para a comemoração um pão com chouriço caseiro que estava um mimo (regalem-se com as fotos!!!) 
E porque no São Martinho é quando se prova o vinho a acompanhar o pão com chouriço quem quis bebeu um pouco de agua pé simpaticamente oferecida pelo pai da nossa Animadora Dra. Sílvia. Tudo isto acompanhado de um bailarico onde todos participaram cantando, dançando e batendo palmas abrilhantado pelo acordeão do Sr. Duarte que nos fez o favor de nos vir alegrar e participar connosco neste lanche. Foi uma tarde muito feliz de convívio entre a nossa “pequena família” de residentes e funcionárias.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia de Todos os Santos


Este ano comemorámos o Dia de Todos os Santos de várias maneiras: fizemos uma decoração alusiva à data com que enfeitámos vários locais do Solar (abóboras de pano aplicadamente feitas por nós utentes e abóboras verdadeiras de diversos feitios gentilmente cedidas pelas funcionárias) como podem ver pelas imagens. Para além disso não esquecemos a tradição fizemos o Nosso Bolinho que ficou muito bonito e saboroso como se pode constatar e que comemos ao lanche. Alguns familiares que nos visitaram nessa data tiveram o prazer de o degustar in loco.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Debulhar o milho


Como o tempo não ajudou só em finais de Outubro pudemos debulhar o nosso milho mas não o fizemos com menos entusiasmo... ;-) com a ajuda do utente/colega Sr. Jaime que primeiro abriu uma carreira em cada carolo o que nos tornou a tarefa mais fácil :-))

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A desfolhada


Aproveitando os dias de Verão que ainda se fazem sentir neste início de Outono resolvemos relembrar as velhas tradições fazendo uma Desfolhada (o que nalgumas localidades se chama Descamisada) que é basicamente tirar as folhas/camisas ao milho. Participaram quase todos os utentes entre autónomos e dependentes e mostraram de que massa é feita a nossa gente. Com muita alegria e num instante descamisaram o milho que podem ver nas imagens. No fim “posaram” com o “troféu” nas mãos. A seguir quando o milho estiver seco iremos debulhar o milho. Esperemos que o tempo ajude.....

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Internacional do Idoso 2012


No dia 1 de Outubro comemorámos o Dia Internacional do Idoso 2012. Como tínhamos feito jogos quando fomos ao convívio no parque de merendas em que alguns utentes não participaram e os utentes participantes gostaram tanto resolvemos voltar a fazê-los. Os jogos efectuados foram de  atenderam às limitações dos residentes de modo a que todos os que quisessem participar pudessem fazê-lo. Começámos pelo jogo do bowling, seguindo-se o jogo do garrafão e o jogo do burro. Todos participaram inclusive a Directora Técnica, que não jogou tão bem como os idosos, e a Animadora. Foi uma risota geral. Depois demos uma pequena lembrança aos idosos, elaborada pelos mesmos, com material totalmente reciclável como podem ver nas fotos seguido de um lanche com umas fantásticas argolinhas de coco.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dia dos avós no Solar do Castanheiro a 26-07-2012

O Dia dos Avós dos nossos residentes foi doce e animado. Começámos por confeccionar os bolos para o nosso lanche, fizemos “scones” e bolinhos de coco. Tivemos um lanche muito agradável com a aniversariante do dia D. Maria do Carmo que fez 85 anos. Terminamos de uma forma muito divertida com música tradicional portuguesa cantada e tocada por todos nós.

Mensagem escrita pelos Avós:
A Vida de um Avô e de uma Avó
 É uma experiência única!
Sentimo-nos mais realizadas!
Pensamos que esgotamos o amor com os filhos, mas não!
Afinal...temos mais amor para dar!
É uma graça ainda maior!
É um recomeço com maior certeza e mais firmeza!
São segundos filhos!
É um prazer!
É uma alegria muito grande!
É bom conviver com os netos!
Adoro os meus netos e eles adoram-me!
Quando os vejo até choro de alegria!
É como ter mais um curso!
É uma festa quando estão todos juntos!
É uma amor especial!
É tudo na vida!
É sinal que estamos vivos!

Dos Avós do Solar do Castanheiro
26 de Julho de 2012

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A procissão das festas da Bidoeira de Cima

As festas de Bidoeira de Cima realizam-se no 4º domingo do mês de agosto. São organizadas por um grupos de jovens escolhidos pelos mordomos da festas que se encontram a decorrer nesse mesmo ano. Os mordomos são apresentados à comunidade no domingo das festas, cerca das 20 horas, numa cerimónia muito apreciada pelos residentes. A partir desse dia os mordomos recém-apresentados, que acabaram de receber o testemunho, iniciam os preparativos da festa que se irá iniciar no ano seguinte.
Durante todo o ano organizam um sem número de iniciativas de modo a angariar fundos que cubram as despesas da festa. Se não conseguirem os fundos necessários terão que ser eles a suportar os encargos. Esse risco faz com que seja cada vez mais difícil encontrar mordomos disponíveis.
As atividades apresentadas pelos mordomos à comunidade, no dia da festa, são de acesso livre e totalmente gratuitas. Este facto aliado à qualidade do programa apresentado faz com que estes festejos sejam os mais populares da região. Todas as grandes figuras da música popular portuguesa já passaram pela Bidoeira de Cima.
Os festejos são o ponto de encontro de uma comunidade espalha pelos oito lugares que compõem a freguesia ( Bidoeira de Baixo, Bidoeira de Cima, Carriço, Casais da Bidoeira, Mata da Bidoeira, Pêga, Texugueira e Vale Coelho) e também daqueles que tiveram que procurar a sua realização pessoal noutras cidades do país ou no estrangeiro.
A procissão é o ponto forte da romaria. As pessoas organizam-se em grupos e “enfeitam” um andor que é transportado por quatro pessoas, por vezes ajudada por mais duas. Os mordomos, para além do seu trabalho, “carregam” também um andor, com a sua contribuição monetária. O mesmo acontece com os vários lugares da freguesia. A paróquia dos Milagres, cumpre a tradição e colabora com um andor enfeitado.
Os vários andores, que podem atingir 2 ou 3 dezenas, e as fitas, levam o contributo para fazer face à despesas. O pároco, protegido pelo pálio, e as filarmónicas, que com a sua música animam a procissão, completam um cortejo cheio de cor e alegria.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

GINÁSTICA PARA TODOS


No âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo decorreu no passado dia 30 de Maio uma tarde destinada à ginástica e ao convívio sénior.
Tivemos 52 participantes das seguintes instituições: Solar do Castanheiro, Lar D. Luís, Residencial Bem Estar Carreira, Sossego do Avozinho, Lar Nª Srª da Glória e Cantinho da 3ª Idade. 
Houve uma grande adesão da parte dos idosos e eles divertiram-se muito.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Solar do Castanheiro - Passeio à Praia da Vieira


E como o tempo a isso convida já iniciámos os nossos passeios à praia!!
Mais uma vez privilegiámos a Praia da Vieira devido à sua acessibilidade  e excelente clima. Como podem ver pelas fotos foi uma tarde divertida e cheia de sol!! "