sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Passeio de Barco no Mondego - o Basófias


Na sexta-feira passada, dia 10 de Setembro de 2010, fizemos mais um passeio - desta feita à bela cidade dos estudantes - Coimbra. Convidámos os familiares e "metemos pés ao caminho".
Pensámos, desta vez, fazer uma viagem de barco  - o Basófias do Rio Mondego -  onde fomos vendo,confortavelmente instalados, vários monumentos de Coimbra.
Mais uma vez tivemos sorte com o tempo - estava um belíssimo dia de céu limpo e azul.
Para alguns utentes (D. Germana) foi a primeira vez que andaram de barco. Houve quem estivesse com receio de enjoar, receio esse que, quando se viram sentados no barco e se perceberam que não balançava nada, foi prontamente afastado. 
Foi uma viagem tão serena que nem se sentiam as "ondinhas" do rio.
Começámos por descer o rio Mondego em direcção à foz, passámos por baixo da Ponte de Santa Clara , vimos a Torre da Universidade, a estação de caminho de ferro da cidade, o antigo Hotel Astoria e a fachada do Banco de Portugal. Fomos até à Ponte do Açude junto ao Choupal e depois viramos em direcção à Nascente.
Passamos novamente por baixo da Ponte de Santa Clara sempre ao som de Fados Antigos de Coimbra, que alguns idosos reconheceram e trautearam (Sr. Benedito e Dra. Fernanda). Passámos junto às esplanadas do Parque Verde, onde depois iríamos lanchar. Admirámos a ponte pedonal Pedro e Inês, que liga as 2 margens. Observámos o Clube Náutico na outra margem. Na margem direita vimos o Pavilhão de Portugal com o seu telhado ondulante como a superfície do rio. Pudemos admirar a Ponte Rainha Santa ou Ponte Europa como alguns lhe chamam e prosseguimos até à Lapa dos Esteios onde virámos novamente em direcção ao ponto de embarque, com os estômago a recordar que era hora do lanchinho.
Fomos lanchar um bolinho, porque era dia de passeio e não de dieta, à esplanada do Parque Verde, à beira do Rio Mondego, vendo os patos e as "gaivotas" (daquelas de pedalar, não as aves ).
Chegámos ao  Solar do Castanheiro cansados mas de sorriso nos lábios por mais uma tarde bem passada.
O nosso agradecimento à tripulação do Barco e aos familiares e acompanhantes por toda a colaboração e boa disposição que demonstraram.
Até uma próxima!!

Sem comentários: