quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A desfolhada no Solar do Castanheiro

O Solar do Castanheiro organizou uma desfolhada para relembrar a actividade agrícola que alguns residentes já desempenharam na perfeição.

Na desfolhada retira-se a espiga ou maçaroca do milho. É um trabalho duro e difícil, executado no final da época de colheitas, ficando as arcas cheias com a reserva alimentar para o inverno que se aproxima, e por isso era realizada como de uma festa se tratasse.

O cultivo do milho é uma tradição na Bidoeira. Ainda hoje se podem observar os campos cultivados com extensos milheirais.

A sementeira é feita nos princípios de Maio, em Junho é sachado para tirar as ervas daninhas e em Julho começam as regas.

Quando o milho cresce, é-lhe cortada a bandeira que é um óptimo alimento para o gado.

Nos fins de Setembro, princípios de Outubro cortam-se as canas do milho, que antigamente eram transportadas para a eira no carro de bois. Na eira faz-se a desfolhada. À medida que se desfolha, vão-se amontoando as espigas em cestos de verga que, depois de cheios, são despejados na eira. Os jovens participavam entusiasmados nas desfolhadas, sempre na esperança de encontrar milho-rei ou rainha, (espiga vermelha) para poderem dar um beijo ou um abraço à namorada.

Antigamente a desfolhada ou escamisada terminava com uma festa e com a merenda ao som das concertinas e de um baile que durava até largas horas da noite.

Sem comentários: