sábado, 30 de outubro de 2010

O Dia do Bolinho

A comemoração do dia do bolinho é já uma tradição no Solar do Castanheiro. À semelhança dos anos anteriores era nossa intenção visitar o infantário da Bidoeira de Cima e oferecer às crianças o Bolinho por nós confeccionado. Estaríamos a relembrar os tempos de escola e a nossa infância.
Feito o contacto com a Directora da Escola pusemos mãos ao trabalho na preparação de umas lembranças para deixar aos alunos. A escolha recaiu sobre um marcador de livro em forma de abóbora - ver fotos - e nas saquinhas para transportamos o Bolinho que iríamos oferecer.
Nas saquinhas, como podem ver nas fotos pintámos quadras que se diziam antigamente quando se pedia o Bolinho ou "Pão por Deus".
Prontas as lembranças, lançámos mãos à confecção do Bolinho. Cortámos as nozes e as passas de figo e de sultana, fizemos a massa, amassamos, tendemos e benzemos como é tradição, dizendo: "Deus te levede Deus te acrescente e que dês de comer a muita gente".
Uma das fotos descreve a nossa receita.
Fomos cozer o Bolinho no forno a lenha da D. Quitas (como se fazia antigamente). Enfornado o bolinho, aguardamos pelo cozedura, enquanto a "padeira de Aljubarrota" guardava o forno empunhando a pá, não fosse aparecer algum guloso..
No fim de prontos que lindos e bons ficaram!!!

Finalmente rumámos à Escola para fazer a entrega do Pão por Deus. Fomos muito bem recebidos com uma canção da Roda dos Alimentos e com a recitação e coreografia de uma poema alusivo ao tema pelos alunos.
Os idosos partilharam memórias dos seus tempos de escola. Contaram inclusive dos prémios de Mérito que tinham ganho.
Entregámos os marcadores de livro que tínhamos feito e os meninos deram-nos também uma lembrança muito gira - uma flor de papel recortado.
Um dia muito bem passado, cheio de boas recordações!

Sem comentários: